Etnomatemática - "Seres humanos desenvolvem ideias
matemáticas, entre outras, quando elaboram atividades culturais e pensam sobre
as mesmas."
Etnomatemática
“O cotidiano das pessoas está impregnado dos saberes e fazeres
próprios da cultura e a todo instante, indivíduos estão comparando,
classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e,
de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que
são próprios à sua cultura.” (D’Ambrósio)
“A proposta pedagógica da Etnomatemática é fazer da Matemática
algo vivo, lidando com situações reais no tempo [agora] e no espaço [aqui]. E,
através da crítica, questionar o aqui e agora. Ao fazer isso, mergulhamos nas
raízes culturais e praticamos dinâmicas culturais. Estamos, efetivamente,
reconhecendo na Educação a importância das várias culturas e tradições na
formação de uma nova civilização, transcultural e transdisciplinar.” (Ibid, p.
47)
“O ensino de Matemática não pode ser hermético nem elitista.
Deve levar em consideração a realidade sociocultural do aluno, o ambiente em
que ele vive e o conhecimento que ele traz de casa.” (D‘Ambrósio)
“Seres humanos desenvolvem ideias matemáticas, entre outras,
quando elaboram atividades culturais e pensam sobre as mesmas. A produção de
conhecimentos matemáticos ocorre em todas as culturas humanas. Esse é um dos
elementos constitutivos do paradigma da Etnomatemática. Cada cultura e
subcultura desenvolvem a sua própria Matemática, de certa maneira específica. A
Matemática não é um produto de uma esfera cultural particular, mas uma
experiência humana comum a todos os povos.” (Gerdes, 2002, p. 222)
“Etnomatemática não é apenas o estudo de Matemática das diversas
etnias. Para compor a palavra etno matema tica utilizei as
raízestica, matema e etno para
significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (tica) de
explicar, de entender, de lidar e de conviver (matema) com distintos
contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etno).” (D’Ambrósio)
“Segundo Monteiro (2001), em geral, o termo Etnomatemática está
relacionado a conhecimentos presentes nas práticas cotidianas de diferentes
grupos e que na maioria das vezes está aliado à solução de problemas, pensada
dentro de um conjunto de valores e saberes que lhe dão significados.”
“Ao caminhar a discussão para a possibilidade de se fazer
Educação através da Matemática durante as aulas, entendo que o Currículo de
Matemática também colabora com o desenvolvimento de capacidades de matematizar
situações reais, codificá-las adequadamente, de maneira a permitir a utilização
de técnicas e resultados conhecidos em outro contexto.” (D’Ambrósio)
Multiculturalismo
“Ao reconhecer que os indivíduos de uma nação, de uma
comunidade, de um grupo compartilham seus conhecimentos, tais como a linguagem,
os sistemas de explicações, os mitos e cultos, a culinária e os costumes, e têm
seus comportamentos compatibilizados e subordinados a sistemas de valores pelo
grupo, dizemos que esses indivíduos pertencem a uma cultura. No compartilhar conhecimento
e compatibilizar comportamento estão sintetizadas as características de uma
cultura. Assim falamos de cultura da família, da tribo, da comunidade, da
agremiação, da profissão, da nação.” (D’Ambrósio, 2001, p. 18-19)
“Multiculturalismo, em termos educacionais, se refere às
relações para que o indivíduo atinja a sua plenitude e que deve transcender as
outras culturas, e que segundo D’Ambrósio (1996) é uma forma de o indivíduo
adquirir a sua plenitude num mundo globalizado.”
Prática Pedagógica
“Ponte (1994) descreve que é reconhecida a importância de se
dominar os conteúdos que se ensina e evidenciar conhecimento didático, ou seja,
a capacidade de compreensão dos conteúdos para o ensino procurando maneiras
mais adequadas de apresentá-los aos alunos. Há necessidade de conhecer o
conteúdo que vai ser desenvolvido, mas também é necessário que os professores
detenham outros conhecimentos, principalmente de metodologias ou estratégias de
ensino, que melhor possa ser desenvolvido o conteúdo.”
Educação
“Educação, é defendida por D’Ambrósio (1996), como uma
estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo atinja o seu
potencial e para estimular cada indivíduo a colaborar com outros em ações
comuns na busca do bem comum.”
Currículo “Currículo
é uma estratégia para a ação educativa. O Currículo estabelece um estilo de
produção e é uma estratégia para executar essa produção.” (D’Ambrósio) “Entende-se
por Currículo Informal aquele produzido fora da escola, ou seja, produzido
pelos grupos sociais.”
FonteLivro:
ETNOMATEMÁTICAMulticulturalismo em sala de aula: a atividade profissional como
prática educativa
(Evanildo Rios Alves)
Editora: Porto de Ideias – São Paulo, 2010
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